Manifesto Pacto dos Pactos

Há um provérbio africano que diz: “Se quiser chegar rápido, vá sozinho. Se quiser chegar mais longe, vá acompanhado”.

Na luta pelo fim da desigualdade racial, nós queremos chegar rápido, mas, ainda mais importante, nós queremos chegar mais longe: provocando transformações estruturais profundas que nos levem à equidade.

Os desafios são imensos. A desigualdade social é um dos principais problemas da sociedade brasileira e ela está profunda e diretamente relacionada à questão racial que estrutura boa parte das perversas dinâmicas que ainda se fazem presentes no Brasil.

Embora as pessoas negras sejam a maior parte da população, as desigualdades são latentes nos principais setores estruturais da sociedade, como emprego, educação e renda.

Enfrentar desafios desse tamanho requer um compromisso conjunto. Por isso, firmamos o COMPROMISSO PÚBLICO DE COOPERAÇÃO, um protocolo de apoio institucional entre o Pacto Global da ONU no Brasil, através da iniciativa “Movimento Raça é Prioridade”, o MOVER (Movimento Pela Equidade Racial) e o Pacto de Promoção da Equidade Racial, para fortalecer a pauta da equidade racial no mercado corporativo e fora dele.

Com o COMPROMISSO PÚBLICO DE COOPERAÇÃO, estamos assumindo o compromisso de nos apoiar institucionalmente, impulsionando ações, compartilhando conhecimento e identificando oportunidades em que podemos atuar em conjunto.

Mas, para chegarmos lá, é preciso que todos os setores da sociedade contribuam para a transformação, principalmente a iniciativa privada. Por isso, convidamos todas as empresas e organizações que queiram mudar a sua realidade interna, enquanto também transformam o cenário racial no Brasil.

Como você pode ser agente desta transformação?

O importante é o comprometimento com a causa, de acordo com o que faz sentido para a sua organização, em termos de estratégia, interesse, maturidade em relação ao tema e do orçamento disponível. A nossa aliança irá, não só beneficiar a sociedade como um todo, como também tornará ainda mais fácil o compartilhamento de oportunidades e de conhecimento entre os três movimentos e as empresas que fazem parte de cada um deles.

O nosso ecossistema de transformação se complementa:

MEDIR E RECRUTAR: Com o Pacto de Promoção de Equidade Racial, as empresas têm acesso a ferramentas que medem o desequilíbrio racial interno. As signatárias também podem usufruir do Protocolo ESG Racial, que as ajuda na contratação de pessoas negras, e realizar o Investimento Social Privado em equidade racial para aprimorar a mão de obra negra qualificada.

FORMAR E ACELERAR: Com o MOVER, as organizações aceleram os seus processos de diversidade, equidade e inclusão, enquanto investem na capacitação de profissionais e conexão com vagas das empresas, na formação de lideranças e na conscientização e letramento de seus colaboradores para juntas atingirem a meta coletiva de 3 milhões de oportunidades e mais 10 mil liderança negras até 2030.

CRIAR E CUMPRIR METAS: Com o Pacto Global da ONU no Brasil, as empresas assumem um compromisso público a partir de metas concretas e indicadores específicos para o equilíbrio racial interno e em cargos de liderança. O “Movimento Raça é Prioridade” trabalha a partir da Ambição 2030: envolver mais de 1.500 empresas para promover mais de 15 mil pessoas negras em cargos de liderança e capacitar mais de 20 mil pessoas negras até 2030.

Até hoje, os três movimentos já reuniram mais de 130 empresas na construção coletiva da equidade racial no mercado corporativo.
Agora, a partir da nossa aliança, te convidamos a ampliar a inclusão e promover uma sociedade equânime que valorize e promova a equidade racial em todas as suas dimensões.
Vamos trabalhar para ser uma ferramenta efetiva no combate ao racismo? Venha você também fazer parte dessa jornada!

plugins premium WordPress