‘Mudou a minha vida’: A importância dos programas de diversidade no mercado de trabalho

A Cogna Educação e o Movimento pela Equidade Racial (MOVER) anunciaram a abertura de inscrições para a oferta de 10 mil bolsas de estudo em cursos livres, online e gratuitos, direcionados exclusivamente a profissionais autodeclarados negros. Essa ação, que integrou a meta de criar 3 milhões de oportunidades até 2030, foi um passo estratégico para ampliar a empregabilidade e fortalecer a representatividade de pessoas negras no mercado de trabalho. A parceria previa um total de 30 mil bolsas distribuídas ao longo de três anos.

Os cursos, que foram ministrados pela Faculdade Anhanguera, tiveram carga horária média de 40 horas e emitiram certificado reconhecido. O catálogo de trilhas de aprendizagem contemplou áreas como Tecnologia e Inovação, Liderança e Gestão de Pessoas, Comunicação e Marketing Digital, Gestão Empresarial e Sustentabilidade e Inclusão.

Na ocasião, Fernando Soares, gerente de projetos do MOVER, reforçou que a iniciativa buscou ir além da capacitação técnica, focando na criação de uma oportunidade real para o desenvolvimento profissional. A vice-presidente da Cogna, Beatriz Sairafi, corroborou a visão, destacando a educação como a chave para a transformação social.

A matéria publicada no G1 em 5 de julho de 2025 aborda a crescente importância dos programas de diversidade no mercado de trabalho. Apesar de algumas empresas estarem diminuindo ou até encerrando suas iniciativas afirmativas, outras estão aumentando as oportunidades para mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+. Especialistas ressaltam que a diversidade no ambiente corporativo vai além da contratação, incluindo ações de mentoria, planos de carreira e políticas internas para garantir o crescimento profissional. Exemplos de profissionais que ascenderam em suas carreiras, como Bianca Bastos e Niellen Santos, mostram como esses programas têm sido transformadores. A representatividade é destacada como uma ferramenta essencial para combater desigualdades históricas e garantir a inclusão social.

Leia a matéria na íntegra no G1.

Compartilhe essa notícia
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Telegram

PRAZO DE LIBERAÇÃO DE ACESSO AOS CURSOS:

Prezados(as) alunos(as), estamos finalizando o processo de distribuição das suas licenças de curso.

Fique atento(a) aos prazos:

> Licenças Cursos Livres Estácio e Anhanguera: Envio até 19 de Dezembro.

> Licenças Mover Mundo (idiomas): Envio até 23 de Dezembro.