As associadas do MOVER aceleram a transformação com projetos que reforçam inclusão, equidade e pertencimento. De treinamentos à celebração da cultura afro-brasileira, nossa rede continua unida na construção de um futuro mais justo. Nesta edição da NewsLetter, destacamos as iniciativas as empresas: ALLOS, Americanas, Michelin e L’ Oréal que impactaram diretamente comunidades, colaboradores e o setor corporativo como um todo. Além disso, compartilhamos alguns resultados das Ações do Mover ligadas às nossas diretrizes de impacto.

Boa leitura!

O QUE ACONTECE NAS ASSOCIADAS

ALLOS INICIA RODADA 2025 DE CAPACITAÇÃO DO SEU TIME DE CAMPO

A ALLOS iniciou em abril a implementação da nova versão do Programa ENCANTAR, uma iniciativa que tem como objetivo reforçar a cultura junto aos times de campo dos seus 56 shoppings de norte a sul do Brasil. O programa traz uma abordagem didática e prática, estruturada com base nos valores ALLOS. As turmas serão capacitadas inicialmente no módulo GENTE que aborda os temas de Diversidade, Equidade e Inclusão. A retomada foi com o time do Shopping Leblon, incluindo profissionais de limpeza, manutenção, banheiristas, entre outros e com os Coordenadores de Segurança de todo o país em uma ação em São Paulo. A inciativa prevê agora o desdobramento do treinamento nos demais shoppings, com prioridade de Belém por conta da COP-30, fortalecendo a adoção de atitudes que traduzem o propósito de Servir e Encantar no dia a dia dos nossos espaços.

AMERICANAS PATROCINA A ESCOLA OLODUM NO RIO

Reafirmando seu compromisso com a cultura e a educação antirracista, e com o objetivo de fomentar projetos que impactem positivamente o entorno de sua sede, a Americanas se junta a um grupo de patrocinadores para viabilizar o lançamento da Escola Olodum Rio. O projeto, da Associação Riart, traz a metodologia da Escola Olodum da Bahia, reconhecida por sua educação antirracista através da cultura, música e arte, ao centro do Rio de Janeiro. O lançamento do projeto aconteceu no dia 29 de maio, às 10h, no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Pequena África, na Gamboa. Com foco na formação cidadã, o projeto oferece cursos gratuitos de “Percussão samba-reggae”, “Canto Coral” e “Dança Afro” para jovens a partir dos 10 anos. A iniciativa também abre espaço para o ensino do letramento racial, empreendedorismo, educação financeira e outras ferramentas, com o propósito de transferir tecnologia sociocultural, celebrar a herança africana e preparar os jovens para um futuro com mais oportunidades, dignidade e pertencimento.

TIME DE COMPRAS MICHELIN REALIZA VISITA A PEQUENA ÁFRICA

time de Compras e de Comunicação da Michelin realizou o “Circuito Pequena África”, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi do próprio time de Compras que organizou essa Tour guiada pelo professor Flávio Cardoso, da Negrociando História com o objetivo de gerar a reflexão entre os pares, considerando que eles tem um papel fundamental de garantir que o compromisso de respeito às pessoas esteja refletido em toda a cadeia de valor. “Mais do que um passeio histórico, essa experiência nos faz refletir ainda mais sobre como as desigualdades estruturais de hoje têm raízes profundas. A história não está apenas no passado; ela se reflete no presente e nos convida à responsabilidade de construir um futuro mais justo. Entender essas marcas nos ajuda a enxergar melhor os desafios sociais, reconhecer privilégios e valorizar as lutas que continuam sendo travadas.”. (Depoimento da Patricia Rafaela – Responsável por Qualidade, Controle Interno e Sustentabilidade em Compras na Michelin. 

GRUPO L’ORÉAL NO BRASIL É RECONHECIDO PELO PRÊMIO SIM À IGUALDADE RACIAL 2025 POR SEU COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE RACIAL

O Grupo L’Oréal Brasil reforça seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, com foco na promoção da igualdade racial no setor da beleza. A conquista do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, concedido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), reflete os esforços da empresa em diversas frentes e serve como impulso para novas iniciativas.

A premiação, recebida em maio na categoria Empregabilidade, reconhece o impacto de programas como Afropotências, Beleza Inclusiva e Tecnológica (BIT), Beleza Mais Diversa, e outros que visam promover a igualdade racial dentro e fora da empresa. Este reconhecimento, segundo Marcelo Zimet, CEO do Grupo L’Oréal no Brasil, reforça a responsabilidade da L’Oréal como líder global em beleza e inspira a contínua quebra de barreiras de inclusão e transformação do mercado e da sociedade.

Sob o guarda-chuva do reconhecimento recebido no Prêmio ID_BR, a L’Oréal Brasil destaca:

• Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro (Afroluxo): Lançado em abril pela Divisão de Luxo, como uma iniciativa do programa Afroluxo, o código propõe 10 normas para combater o racismo no varejo de luxo. Baseado na pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”, o código busca construir relações de consumo mais justas e respeitosas, convidando o mercado de luxo a promover mudanças efetivas e concretas com questionamentos às práticas do setor.

• Prêmio Dermatologia+Inclusiva: Em sua primeira edição, realizada durante o 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica em abril, o prêmio contemplou quatro pesquisadoras com R$ 50 mil para projetos com foco em pele negra. Fruto do programa Dermatologia Mais Inclusiva, de L’Oréal Beleza Dermatológica, o prêmio reforça o incentivo da empresa à pesquisa e ao avanço do conhecimento científico em dermatologia para peles negras.

Compartilhe essa notícia
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Telegram