Maior programa de inglês gratuito do Brasil abre 15 mil vagas para pessoas negras

A Cogna Educação e o Movimento pela Equidade Racial (MOVER) anunciaram a abertura de inscrições para a oferta de 10 mil bolsas de estudo em cursos livres, online e gratuitos, direcionados exclusivamente a profissionais autodeclarados negros. Essa ação, que integrou a meta de criar 3 milhões de oportunidades até 2030, foi um passo estratégico para ampliar a empregabilidade e fortalecer a representatividade de pessoas negras no mercado de trabalho. A parceria previa um total de 30 mil bolsas distribuídas ao longo de três anos.

Os cursos, que foram ministrados pela Faculdade Anhanguera, tiveram carga horária média de 40 horas e emitiram certificado reconhecido. O catálogo de trilhas de aprendizagem contemplou áreas como Tecnologia e Inovação, Liderança e Gestão de Pessoas, Comunicação e Marketing Digital, Gestão Empresarial e Sustentabilidade e Inclusão.

Na ocasião, Fernando Soares, gerente de projetos do MOVER, reforçou que a iniciativa buscou ir além da capacitação técnica, focando na criação de uma oportunidade real para o desenvolvimento profissional. A vice-presidente da Cogna, Beatriz Sairafi, corroborou a visão, destacando a educação como a chave para a transformação social.

O MOVER Hello, maior programa de inglês gratuito do Brasil, acaba de abrir 15 mil vagas para pessoas negras, com o objetivo de reduzir as desigualdades raciais e ampliar o acesso à educação e ao mercado de trabalho. Em parceria com a EF, o curso é totalmente online e tem duração de seis meses. As inscrições estão abertas até 24 de junho pela plataforma MOVER Talentos, e os cursos abrangem inglês geral, técnico e de negócios, com planos de estudos personalizados conforme o nível de proficiência de cada participante.

A metodologia do programa é adaptada, oferecendo 16 níveis para os alunos, garantindo aprendizado eficiente, com foco em inglês técnico e profissional. Além disso, o MOVER distribuirá 34 mil bolsas afirmativas em 2025, beneficiando tanto colaboradores de empresas associadas quanto o público geral.

Na edição de 2024, o programa teve 62,5% de participação feminina e 55% das melhores performances foram de mulheres, destacando o impacto positivo da inclusão feminina. O tempo médio de estudo dos participantes foi de 114 horas, com avanço de um nível completo no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (QCER), do nível A1 para o A2.

Com o MOVER Hello, o objetivo é combater as barreiras linguísticas e promover a qualificação profissional para um mercado de trabalho mais inclusivo e equitativo, gerando mudanças estruturais na sociedade.

Compartilhe essa notícia
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Telegram