Ações e Projetos
Dia da Mulher Negra: empreendedoras negras que transformam o Brasil | IstoÉ
No Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, a IstoÉ destacou mulheres negras que estão transformando o empreendedorismo no Brasil com inovação, liderança e impacto social.
A reportagem lembra que a data também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela, símbolo de resistência quilombola, e reforça que mais do que uma celebração, o dia é um chamado à ação contra as desigualdades de gênero e raça.
Entre as lideranças citadas estão Rachel Maia, primeira mulher negra CEO no Brasil; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta; Raquel Virgínia, fundadora da Nhaí!; Marta Celestino, CEO da Ebony English; Natália Paiva, diretora-executiva do MOVER, entre outras empreendedoras que pavimentam caminhos para novas gerações.
Jornal Jangadeiro BandNews FM | Edição de 25/07/2025 no YouTube
🎙️ O Jornal Jangadeiro, transmitido pela BandNews FM Fortaleza 101.7 e também disponível no YouTube, trouxe no dia 25 de julho de 2025 uma edição com ampla cobertura de temas de relevância nacional e regional. Sob a apresentação de Nonato Albuquerque e Iury Costa, o programa destacou pautas de interesse público e contou com a participação de ouvintes e internautas.
O conteúdo pode ser acessado tanto pela transmissão de rádio quanto pela gravação no canal oficial da emissora no YouTube, ampliando o alcance e permitindo que mais pessoas acompanhem a programação ao vivo ou sob demanda.
Chance de mulher negra ter cargo de liderança é 5 vezes menor | MOVER
A disparidade de gênero e raça em cargos de liderança no Brasil ainda é alarmante. Segundo levantamento do MOVER, apenas 3% das posições de diretoria e liderança executiva são ocupadas por mulheres negras. O estudo, divulgado pelo O Estado de São Paulo no Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, revela que a chance de uma mulher negra alcançar um cargo de liderança é cinco vezes menor do que a de uma funcionária branca.
A pesquisa destaca a necessidade urgente de ações afirmativas, como programas de mentoria específicos, políticas de promoção com critérios objetivos e revisão de processos internos que dificultam a ascensão profissional de mulheres negras. Algumas empresas, como a L’Oréal, já avançam nesse caminho, investindo em programas estruturais para garantir maior diversidade e representatividade.
Diversidade e inclusão, empresas que fazem a diferença | Newsletter julho 2025
As associadas do MOVER aceleram a transformação com projetos que reforçam inclusão, equidade e pertencimento. De treinamentos à celebração da cultura afro-brasileira, nossa rede continua unida na construção de um futuro mais justo. Nesta edição da NewsLetter, destacamos as iniciativas as empresas: ALLOS, Americanas, Michelin e L’ Oréal que impactaram diretamente comunidades, colaboradores e o setor corporativo como um todo. Além disso, compartilhamos alguns resultados das Ações do Mover ligadas às nossas diretrizes de impacto.
Boa leitura!
O QUE ACONTECE NAS ASSOCIADAS
ALLOS INICIA RODADA 2025 DE CAPACITAÇÃO DO SEU TIME DE CAMPO
A ALLOS iniciou em abril a implementação da nova versão do Programa ENCANTAR, uma iniciativa que tem como objetivo reforçar a cultura junto aos times de campo dos seus 56 shoppings de norte a sul do Brasil. O programa traz uma abordagem didática e prática, estruturada com base nos valores ALLOS. As turmas serão capacitadas inicialmente no módulo GENTE que aborda os temas de Diversidade, Equidade e Inclusão. A retomada foi com o time do Shopping Leblon, incluindo profissionais de limpeza, manutenção, banheiristas, entre outros e com os Coordenadores de Segurança de todo o país em uma ação em São Paulo. A inciativa prevê agora o desdobramento do treinamento nos demais shoppings, com prioridade de Belém por conta da COP-30, fortalecendo a adoção de atitudes que traduzem o propósito de Servir e Encantar no dia a dia dos nossos espaços.



AMERICANAS PATROCINA A ESCOLA OLODUM NO RIO
Reafirmando seu compromisso com a cultura e a educação antirracista, e com o objetivo de fomentar projetos que impactem positivamente o entorno de sua sede, a Americanas se junta a um grupo de patrocinadores para viabilizar o lançamento da Escola Olodum Rio. O projeto, da Associação Riart, traz a metodologia da Escola Olodum da Bahia, reconhecida por sua educação antirracista através da cultura, música e arte, ao centro do Rio de Janeiro. O lançamento do projeto aconteceu no dia 29 de maio, às 10h, no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Pequena África, na Gamboa. Com foco na formação cidadã, o projeto oferece cursos gratuitos de “Percussão samba-reggae”, “Canto Coral” e “Dança Afro” para jovens a partir dos 10 anos. A iniciativa também abre espaço para o ensino do letramento racial, empreendedorismo, educação financeira e outras ferramentas, com o propósito de transferir tecnologia sociocultural, celebrar a herança africana e preparar os jovens para um futuro com mais oportunidades, dignidade e pertencimento.


TIME DE COMPRAS MICHELIN REALIZA VISITA A PEQUENA ÁFRICA
time de Compras e de Comunicação da Michelin realizou o “Circuito Pequena África”, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi do próprio time de Compras que organizou essa Tour guiada pelo professor Flávio Cardoso, da Negrociando História com o objetivo de gerar a reflexão entre os pares, considerando que eles tem um papel fundamental de garantir que o compromisso de respeito às pessoas esteja refletido em toda a cadeia de valor. “Mais do que um passeio histórico, essa experiência nos faz refletir ainda mais sobre como as desigualdades estruturais de hoje têm raízes profundas. A história não está apenas no passado; ela se reflete no presente e nos convida à responsabilidade de construir um futuro mais justo. Entender essas marcas nos ajuda a enxergar melhor os desafios sociais, reconhecer privilégios e valorizar as lutas que continuam sendo travadas.”. (Depoimento da Patricia Rafaela – Responsável por Qualidade, Controle Interno e Sustentabilidade em Compras na Michelin.

GRUPO L’ORÉAL NO BRASIL É RECONHECIDO PELO PRÊMIO SIM À IGUALDADE RACIAL 2025 POR SEU COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE RACIAL
O Grupo L’Oréal Brasil reforça seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão, com foco na promoção da igualdade racial no setor da beleza. A conquista do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, concedido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), reflete os esforços da empresa em diversas frentes e serve como impulso para novas iniciativas.
A premiação, recebida em maio na categoria Empregabilidade, reconhece o impacto de programas como Afropotências, Beleza Inclusiva e Tecnológica (BIT), Beleza Mais Diversa, e outros que visam promover a igualdade racial dentro e fora da empresa. Este reconhecimento, segundo Marcelo Zimet, CEO do Grupo L’Oréal no Brasil, reforça a responsabilidade da L’Oréal como líder global em beleza e inspira a contínua quebra de barreiras de inclusão e transformação do mercado e da sociedade.
Sob o guarda-chuva do reconhecimento recebido no Prêmio ID_BR, a L’Oréal Brasil destaca:
• Código de Defesa e Inclusão do Consumidor Negro (Afroluxo): Lançado em abril pela Divisão de Luxo, como uma iniciativa do programa Afroluxo, o código propõe 10 normas para combater o racismo no varejo de luxo. Baseado na pesquisa “Racismo no Varejo de Beleza de Luxo”, o código busca construir relações de consumo mais justas e respeitosas, convidando o mercado de luxo a promover mudanças efetivas e concretas com questionamentos às práticas do setor.
• Prêmio Dermatologia+Inclusiva: Em sua primeira edição, realizada durante o 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica em abril, o prêmio contemplou quatro pesquisadoras com R$ 50 mil para projetos com foco em pele negra. Fruto do programa Dermatologia Mais Inclusiva, de L’Oréal Beleza Dermatológica, o prêmio reforça o incentivo da empresa à pesquisa e ao avanço do conhecimento científico em dermatologia para peles negras.

‘Mudou a minha vida’: A importância dos programas de diversidade no mercado de trabalho
A matéria publicada no G1 em 5 de julho de 2025 aborda a crescente importância dos programas de diversidade no mercado de trabalho. Apesar de algumas empresas estarem diminuindo ou até encerrando suas iniciativas afirmativas, outras estão aumentando as oportunidades para mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+. Especialistas ressaltam que a diversidade no ambiente corporativo vai além da contratação, incluindo ações de mentoria, planos de carreira e políticas internas para garantir o crescimento profissional. Exemplos de profissionais que ascenderam em suas carreiras, como Bianca Bastos e Niellen Santos, mostram como esses programas têm sido transformadores. A representatividade é destacada como uma ferramenta essencial para combater desigualdades históricas e garantir a inclusão social.
Leia a matéria na íntegra no G1.
Programa oferece 15 mil bolsas de inglês gratuitas para pessoas negras: vagas encerradas
O Movimento pela Equidade Racial (MOVER) ofereceu 15 mil bolsas de inglês gratuitas para pessoas negras, com o objetivo de combater desigualdades raciais no acesso à qualificação profissional. As inscrições foram encerradas em 24 de junho, mas você ainda pode se inscrever na lista de espera para a próxima edição. Acesse a plataforma Mover Talentos e não perca a chance de garantir sua vaga!